Mensagens

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Imagem
Cartas militares:8 e 16 Distância:24Kms  Duração:6h35m  Dificuldade: Fácil  Trilho GPS
Iniciamos a caminhada em Vilela, cerca de 600m antes da ponte medieval e seguimos daí até à aldeia de Sistelo, aquela que é muitas vezes apelidada de "pequeno Tibete português".
A ecovia do Vez está inserida num cenário privilegiado, numa imensidão de verde que acompanha o curso do rio Vez. O canto das aves e o sussurro da água são uma constante ao longo de todo o percurso, onde podemos observar várias cascatas e lagoas a convidarem a uns bons mergulhos nas límpidas águas do rio Vez. Optamos por realizar o percurso de ida e volta, num total de um pouco mais de 24Km, desfrutamos da aldeia de Sistelo e almoçamos descansadamente no regresso, num recanto aprazível junto ao rio.
Todo o trilho está muito bem sinalizado e é muito acessível, o percurso compreende troços de terra batida, passadiços e uma pequena incursão por estrada. No portal da câmara municipal de Arcos de Valdevez podem encontr…

Trilho da Portela do Homem à Cruz do Touro (Gerês)

Imagem
Cartas militares:17,30,31 Distância:17Kms  Duração:6h10m  Dificuldade:Moderado  Trilho GPS
Iniciamos a caminhada na Portela do Homem, onde atravessamos a fronteira e tomamos o trilho do lado esquerdo, que segue por estradão em direcção ao monte de Sta. Eufémia. À medida que caminhamos, vamos subindo e apercebendo-nos da extensão do incêndio que devastou toda esta zona. No final, antes de abandonarmos o estradão para seguir montanha acima podemos observar atrás de nós um cenário desolador com uma imensidão de pinheiros carbonizados, que contrastam com os vastos horizontes que se estendem a perder de vista para o lado espanhol.
Abandonando agora o estradão, o negrume da paisagem marcada pelos incêndios dá lugar ao verde da vegetação. Iniciamos a subida em direcção ao topo, apesar de algum corta-mato, rapidamente progredimos e avistamos o marco 59, nosso primeiro objectivo. Seguimos directamente para aí, onde aproveitamos para um repousado almoço com vistas sublimes. Após o almoço demos …