Trilho da Peneda (Serra da Peneda)


Carta militar: 09   Distância:12 Km   Duração: 04h40m   Dificuldade: Moderado   Trilho GPS

Caminhada efectuada em meados de Agosto aproveitando um dia com temperaturas amenas, excepção aos dias de intensa canícula que se faziam sentir.
Voltamos a percorrer o trilho da Peneda, percurso que já tínhamos realizado há uns anos a esta parte, desta vez optamos por não seguir até à branda da Bouça dos Homens, tomando logo o caminho que nos conduz de regresso montanha acima em direcção à Penameda. A caminhada foi realizada com chuva miudinha e nevoeiro, dando tréguas aos incêndios que flagelaram partes desta serra nos dias anteriores. O percurso segue maioritariamente por antigos carreteiros e caminhos de romeiros e é todo ele muito interessante, a paisagenm que se vislumbra na Chã do Monte, junto ao lago artificial, conhecido na região por pântano, é um ícone destas serranias. O nevoeiro levantou precisamente quanto chegamos à Chã do Monte, onde aproveitamos para almoçar e desfrutar do local, para de seguida seguirmos pelo bem conhecido trilho, já tantas vezes percorrido que desce intensamente até ao santuário da Nª Sra. da Peneda, passando junto à fraga da Meadinha, e daí seguir por estrada até ao parque de estacionamento onde tem inicio o trilho.

Trilho sinalizado, com de grau de dificuldade moderado que permite realizar uma caminhada muito interessante passando por belíssimas paisagens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho do Campo do Gerês ao topo do Pé de Cabril