Leonte, Pé de Medela, Messe, Conho, Vidoal (Gerês)

Este trilho, não sinalizado, efectuado em 30/03/2015, tem início junto à Portela de Leonte, seguindo pela estrada até à ponte do rio Maceira, aí tomamos o caminho à direita e subimos em direcção ao Pé de Medela. Ainda na parte inicial, antes de chegar à cabana junto do curral da Maceira, optamos por atravessar o rio e explorar um trilho com mariolas do lado esquerdo, a ideia era apanhar o trilho inicial mais acima, mas rapidamente vimos que a vegetação era demasiado densa pelo que a opção foi regressar ao trilho junto à cabana de Maceira. O percurso sobe sempre até ao Pé de Medela, com a companhia do Pé de Cabril do outro lado da encosta. Chegando perto do Curral de Tábuas, temos mariolas por todo o lado, convém termos presente o Pé de Medela como referência, é para lá que vamos. A última parte do ataque ao Pé de Medela é feita mesmo a corta mato, quando lá estivemos a vegetação estava já um pouco alta, mas fazia-se bem. Chegados lá acima, com as Albas em frente, as vistas são deslumbrantes. A partir daí é descer até aos Prados da Messe, com as suas ruínas da cabana de caça do rei D. Carlos, aproveitar para almoçar e abastecer de água, seguir para o Curral da Pedra, Conho, Lomba do Pau, Chã da Fonte, Freza, prado do Vidoal e regressar a Leonte.  Quando lá estivemos encontramos os sapadores florestais a limpar a mata na zona da Freza, o trilho que segue para Mourô está agora um luxo. Paisagens magnificas num trilho um pouco exigente em termos físicos e a requerer algum sentido de orientação, carta militar e/ou gps é altamente aconselhável.